Na sua intervenção, o presidente do município, Vítor Proença afirmou que “a 31ª edição da PIMEL tem um sabor e significado muito especiais”, por ser “um acontecimento que marca o coração e a alma do povo e das gentes do Vale do Sado”.

No discurso, o presidente deu ainda grande ênfase ao facto desta PIMEL ser, pela segunda vez, realizada no novo Parque Urbano de Alcácer, uma obra de 4,5 milhões de euros que muito ajuda a valorizar a cidade e o concelho.

O foco deste certame, este ano subordinado ao tema “Alcácer do Sal - Terra Histórica”, incide nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local.

No sábado, feriado municipal, o certame abre ao público, às 16h00, com gincanas a cavalo, torneio Futebol Kids Cup, entrega de prémios dos concursos de mel, doçaria e petiscos e batismos a cavalo.

O programa inclui ainda, às 21h00, a Gala Equestre Miguel da Fonseca, seguida do concerto de Bárbara Bandeira, às 22h00, e a atuação de dj.

Também no sábado, integrada na PIMEL, a Praça de Touros de Alcácer do Sal recebe uma Corrida de Toiros de Gala à antiga portuguesa para assinalar os 100 anos da alternativa de João Branco Núncio.

A corrida de toiros, prevista para as 18h30, vai contar com os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Emiliano Gamero, Francisco F. Núncio e António Núncio.

No domingo, dia 25, haverá batismos a cavalo, torneio de futebol Kids Cup, animação de rua, 'showcooking', a apresentação da Escola de Equitação "Entre Amigos - Atividades Equestres” seguida do espetáculo "Pas de Deux".

De acordo com a organização, o certame encerra com o concerto de Nininho Vaz Maia, às 22:00, seguido do concerto com Los Cavakitos, às 24h00.

A entrada na Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal é gratuita.