Esta cerimónia teve a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e da Orquestra Juvenil e Coro da Casa do Povo de Lavre, que abrilhantaram a ocasião com os seus momentos musicais.

A abertura oficial arrancou com o simbólico Hastear das Bandeiras. Seguiram-se os discursos, começando pelo de Joaquim Manuel Capoulas, Presidente da APORMOR – entidade parceira na organização da Feira da Luz.

Nas suas palavras, o Presidente da APORMOR salientou a importância do mundo rural e em particular do Montado para o desenvolvimento económico de Montemor-o-Novo e do Alentejo, bem como o papel da APORMOR, que “(...) não desiste de procurar os consensos necessários para atingir o objetivo de melhor cuidar do espaço rural.”

Depois de destacada a programação do espaço Expomor, Joaquim Capoulas frisou o seu objetivo: “Vamos continuar a fazer tudo para que a nossa Feira da Luz seja a mais importante do Alentejo e uma referência a nível nacional.”

Discursou de seguida a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), Cármen Carvalheira, que destacou a Feira da Luz como ponto de encontro de montemorenses, mas também como forma de exposição da força do Município de Montemor-o-Novo e da própria região Alentejo.

Segundo a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, é por isso importante que as entidades marquem presença no evento, tal como é igualmente importante a “ligação entre os diferentes municípios, num trabalho conjunto pelo desenvolvimento da região Alentejo”.

Após referir os desafios que o município tem pela pela frente, Cármen Carvalheira deixou o desejo de que todos os visitantes desfrutem dos seis dias de Feira da Luz e de tudo o que esta tem para oferecer.

A terminar as intervenções, discursou o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão. No seu discurso, Olímpio Galvão destacou o trabalho recentemente desenvolvido pela autarquia em diversas áreas, como a educação, o desporto, o turismo, a cultura, o associativismo e a relação com as freguesias.

Foi também frisado e enaltecido, através de um vincado agradecimento, o esforço necessário para a preparação de um evento como a Feira da Luz, da parte de todos os envolvidos, de onde se destacam os trabalhadores da Câmara Municipal. Por fim, o Presidente da Câmara deixou o convite para uma visita ao evento, que promove encontros, reencontros e a “(...) criação de memórias futuras que recordaremos com alegria.” Igualmente, foram destacados alguns dos espaços que compõem a Feira da Luz, bem como a oferta musical para todos os gostos, disponível nos seus vários palcos.

Terminados os discursos, o executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo procedeu em seguida à inauguração e visita à exposição ‘O Montado – Conhecer e preservar a nossa floresta para aproveitar o seu potencial’, patente no Pavilhão de Exposições, durante o evento. A visita continuou no Espaço Freguesias, onde foi servido um Montemor de Honra, prosseguindo depois pelo recinto da Feira da Luz.

A Feira da Luz / Expomor ’24 decorre de 28 de agosto a 2 de setembro.