Águas de Santo André aposta no bem estar dos seus trabalhadores no âmbito da Saúde Mental
A AdSA iniciou um projeto para incentivar os seus trabalhadores a cuidarem, não só da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os riscos psicossociais são um conjunto de fatores que podem afetar a integridade física e mental dos trabalhadores, sendo que a sua avaliação é uma das questões que apresenta maiores desafios em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Desta forma, o Conselho de Administração da Águas de Santo André atento à evolução do ritmo de vida nas organizações e a salvaguarda da conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar, apostou num novo projeto com o objetivo de garantir a todos os trabalhadores um forte apoio na prevenção de riscos psicossociais.
Assim, e considerando o tema da saúde mental como relevante e de enorme importância, desenvolveu uma política, tendo por base serviços especializados, que permitirá avaliar os riscos psicossociais na organização, no sentido de poder vir a implementar medidas preventivas de âmbito geral.
Presentemente foram realizadas quatro sessões associadas ao arranque do projeto, em todas a suas instalações (sede, ETA e ETAR), para enquadramento global junto de todos os trabalhadores das iniciativas que irão ser implementadas, sensibilizando todos para a importância da adesão a este projeto.
O plano de avaliação de riscos psicossociais terá duas fases distintas. A primeira fase consistirá na análise dos riscos psicossociais dos trabalhadores, através de questionários individuais e confidenciais, culminando num relatório individual a cada um dos participantes e um global com dados relevantes para análise e possíveis ações no âmbito das competências gestão da empresa.
A segunda fase irá disponibilizar a todos os trabalhadores, três Consultas de psicologia, por ano, gratuitas.
Recorde-se que, no âmbito das suas políticas de responsabilidade empresarial e social, a AdSA implementou junto de todos os trabalhadores a distribuição de fruta da região, promovendo também a sustentabilidade e a economia local, garantindo em todos os turnos e edifícios da empresa, durante os 365 dias do ano, duas peças de fruta diárias, no sentido de promover a adoção de uma alimentação e vida mais saudável, sempre com a preocupação com o bem-estar dos seus trabalhadores.
O Conselho de Administração da AdSA, no âmbito da sua responsabilidade empresarial e social, quer contribuir para ter trabalhadores cada vez mais saudáveis, confiantes, motivados e felizes, e totalmente realizados na sua vida profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentado da empresa.
A AdSA assume como valores a proteção da saúde, uma sólida cultura de segurança e o trabalho em equipa, visando os mais elevados padrões de qualidade e tendo sempre presente o bem-estar e a qualidade de vida dos seus trabalhadores, assim como, dos seus familiares.