A visão para o Parque Industrial de Chemelot, na província de Limburgo, nos Países Baixos, está fortemente focada na sustentabilidade, a par com um desenvolvimento económico e socialmente responsável, com a sua aposta na economia circular.  

No contexto atual, em que Portugal se dedica a um processo de transição energética, torna-se imperativo conhecer as melhores práticas e modelos de gestão que possam ser aplicados à realidade nacional e aos desafios que esta importante transição representa, razão pela qual se prende a visita da aicep Global Parques a um dos parques da indústria química mais sustentáveis da Europa.

“A região Alentejo está dotada de um conjunto significativo, diversificado e bem distribuído de infraestruturas modernas e competitivas, capazes de atrair investimentos e acolher e apoiar os negócios instalados. A qualidade e eficácia da rede multimodal de infraestruturas de transporte asseguram a fácil articulação externa por terra, mar e ar.

O Porto e a Zona Industrial e Logística de Sines, infraestruturas de âmbito mundial em processamento e distribuição de fluxos continentais e intercontinentais de mercadorias, servem toda a região do Alentejo, tirando partido das excelentes redes rodoviárias e ferroviárias, que asseguram a ligação à Europa.

O complexo portuário, industrial e logístico de Sines, por se situar no cruzamento entre as rotas mediterrânicas e atlânticas, garante ligações diretas a todos os continentes. Por este motivo, este género de iniciativas de benchmarking com outros casos de sucesso a nível europeu e mundial, tornam-se essenciais para dar continuidade a esta estratégia”, destaca João Maria Grilo, presidente da ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Chemelot é um parque industrial integrado num cluster que representa 40% da indústria química europeia, sendo considerado, desde 2018, uma das infraestruturas mais sustentáveis do setor na Europa, pela sua abordagem ao processo de transição energética, que envolveu toda a comunidade pertencente ao parque, através de uma relação eficiente entre o porto, a área industrial e toda a logística associada.

As suas características assemelham-se às da ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, por ser um parque constituído por um porto próprio, com terminal ferroviário e ligações rodoviárias relevantes.

Integraram a comitiva da missão parte da equipa da aicep Global Parques, nomeadamente: Isabel Cardoso, Vice-Presidente, Maria Alexandre Costa, Diretora de Negócio, Jorge Valério, Diretor Técnico, e Miguel Gama, Administrador Executivo.

A visita inseriu-se no âmbito do eixo de Portos e Logística, da iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e financiada pelo Programa Alentejo 2020, que tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).