Alentejo Litoral conta com quatro equipas de combate a incêndios rurais até quarta-feira
O Comando Sub-regional do Alentejo Litoral conta com o reforço de quatro equipas de combate a incêndios rurais até quarta-feira, dia 12 de abril.
Estas equipas são provenientes dos Corpos de Bombeiros de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Odemira e totalizam 20 elementos por turno, que estarão em prontidão neste período, para reforçar a capacidade de ataque inicial a incêndios rurais.
A decisão de constituição do dispositivo excecional assentou segundo fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nas temperaturas elevadas que se verificam em Portugal, associadas à situação de seca provocada por valores de precipitação muito abaixo da média.
Recorde-se que em todo o território, o Governo aprovou a constituição de um dispositivo excecional de 96 equipas de combate a incêndios rurais que contam com quase cinco centenas de operacionais em prontidão.
A base de dados nacional de incêndios rurais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 7 de abril de 2023, um total de 1810 incêndios rurais que resultaram em 6614 hectares de área ardida, entre povoamentos florestais (1575 ha), matos (4965 ha) e agricultura (74 ha).
O ano de 2023 apresenta, até ao dia 7 de abril, o 6.º valor mais elevado em número de incêndios e o 5.º valor mais elevado de área ardida, desde 2013.