Alerta para agravamento da agitação marítima a partir de terça-feira
A Autoridade Marítima Nacional alerta que a partir das 18h00 desta terça-feira, dia 15 de março, está previsto um "agravamento considerável das condições meteorológicas" em Portugal Continental.
De acordo com comunicado da autoridade, está também prevista "agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental", a partir das 18h00 e na madrugada de sexta-feira, 18 de março.
A agitação marítima será caracterizada por "uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste", sendo que as ondas poderão atingir uma altura mínima de seis metros e máxima de dez metros, "com um período médio a variar entre os 16 e 19 segundos".
São também esperados ventos que atingirão em média os 75km/h e rajadas até 120km/h, provenientes do quadrante Norte.
Perante o agravamento do estado do tempo, que afetará em particular a comunidade marítima, a Autoridade Marítima Nacional aconselha o reforço "da amarração" e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, "evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima" e "não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas".