Da parte do Sonangol estiveram presentes o Presidente do Concelho de Administração Orlando da Mata, o Presidente da Comissão Executiva, Vladimir Machado, os Administradores, Fábio Lopes e o Epifânio Santos e o Diretor do Gabinete da Comissão Executiva, Paulo Garcia.

No início da reunião os elementos da CPD referiram que este centro, é uma empresa do grupo SONANGOL voltada para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, que tem como principal objetivo apoiar a operacionalização e sustentabilidade, do sector petrolífero da República de Angola.

O CPD pretende tornar-se um centro de referência nacional, com reconhecimento internacional, que pretende também auxiliar o país na transição energética. Com infraestruturas próprias e elevada qualidade tecnológica, é composto por várias estruturas técnicas, cibernéticas e laboratórios, e realiza atividades de pesquisa, assistência técnica, prestação de serviços e capacitação especializada. Atualmente têm projetos a decorrer no âmbito da Refinação e Petroquímica, Gás e Energias Renováveis, Hidrogénio Verde, Biocombustível e Monitoramento Ambiental e o Desenvolvimento de Tecnologias de Biorremediação e Produtos Ecológicos.

O Paralelismo resulta dos investimentos que irão ser realizados em Sines, com os projetos de Centro de Dados e os projetos de produção Hidrogénio Verde, onde o CPD da SONANGOL, tem também pretensão de investir e desenvolver este tipo de projetos em Angola.

Está a ser preparada uma visita técnica a Sines neste âmbito por parte do grupo de trabalho da SONANGOL e também assinado um protocolo de parceria e partilha de conhecimento.