Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) revela que, depois de ser conhecida a consignação do alargamento do troço do IP8/A26 entre Relvas Verdes e Roncão para perfil de autoestrada, "a delegação de autarcas ficou a saber que o segundo troço daquela rodovia, que irá ligar o Roncão à A2 em Grândola Norte, só agora irá ser sujeita à Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), para depois ser lançada a empreitada".

"Devido aos sucessivos adiamentos, esta obra não contará com financiamento do PRR, como sucede com o primeiro troço, cujas obras vão arrancar", acrescenta.

A CIMAL adianta igualmente que também a necessidade de ser construída uma rodovia com perfil de autoestrada entre Sines e Odemira foi manifestada durante a reunião.

"O ministro Miguel Pinto Luz registou a proposta, mas não se comprometeu com a sua concretização", revela.

Durante o encontro, o ministro informou também que a reparação do troço do IC1 entre Palma e Alcácer do Sal "irá avançar no próximo ano, prevendo-se que fique concluída em 2027".

E relativamente ao alargamento, com bermas ou passeios, da Estrada Nacional 253, entre a Comporta e Alcácer do Sal, o governante "disse não ser concretizável, por, na ótica da concessionária Infraestruturas de Portugal (IP), esse alargamento não ser prioritário, posição que os autarcas contestam", continua a CIMAL.

No que toca ao transporte ferroviário de passageiros entre os cinco concelhos do Alentejo Litoral, Miguel Pinto Luz assumiu perante os autarcas "que tal não é concretizável por não haver comboios disponíveis para realizar as ligações" e por se tratar "de um serviço deficitário economicamente que carece de financiamento público para se realizar".

"Apesar disso, os autarcas da CIMAL deixaram claro que vão continuar a bater-se pelas melhorias nas ligações, tanto rodoviárias como ferroviárias, no Litoral Alentejano", conclui o comunicado.

Fonte: Jornal SUDOESTE