As Festas de Santa Maria, que se prolongam até quinta-feira, 15, “são uma celebração que une várias gerações, sendo um espaço de reencontro, memória e da matriz identitária de Ourique”, frisa o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro, acrescentando que o evento acaba por ser “a celebração do coração dos ouriquenses”.

O edil diz ainda que “a celebração confunde-se com a história de todos os ouriquenses, mas também de todos os habitantes do concelho e do Baixo Alentejo, atravessando várias gerações”.

“Este evento é um momento de união onde tradições seculares são vividas e partilhadas”, sendo “um testemunho da importância de preservar e celebrar o património cultural e identitário de Ourique” e “um momento especial para tantos que regressam à sua terra natal”, acrescenta Marcelo Guerreiro

A edição deste ano das Festas de Santa Maria em Ourique arranca nesta terça-feira, 13, pelas 19h00, com uma garraiada à alentejana na zona do Rossio. É neste local que depois se realiza uma sardinhada e, já de noite, um baile com Ricardo Glória.

Para quarta-feira, 14, pelas 11h30, está prevista a inauguração da exposição referente ao concurso de fotografia “Património Rural, Urbano e Cultural do Concelho de Ourique”. Depois, às 18h00, realiza-se um sunset com a DJ Lady F no miradouro, seguindo-se uma largada de touros pelas ruas da vila (21h00), o concerto de Bárbara Tinoco (23h30) e a atuação do coletivo de DJ’s Rebel KidzCrew (1h00).

As Festas de Santa Maria terminam quinta-feira, 15, com a realização do Mercadinho da Vila (8h30), o XII Passeio de Ciclomotores (9h00) e animação de rua com os Charanga do Rosário (a partir das 10h30).

Já de tarde, a partir das 15h00, realiza-se um concerto da banda Route N2 no Parque do Trabalhador, seguindo-se pelas 18h00 uma missa solene e procissão. A partir das 20h00 há mais animação de rua com a Charanga do Rosário e depois atuam a banda SinRumbo (21h30), o cantor bejense Luís Trigacheiro, que terá a seu lado o Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique (23h00).

Um baile com Mário Pica, pelas 00h15, e a açorda de encerramento, às 2h00, assinalam o final das festas.