Biblioteca de Odemira recebeu VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago
Odemira recebeu nos dias 21, 22 e 23 de outubro o VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, organizado pela Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago.
O Encontro teve início na noite sexta-feira, 21, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, que enalteceu a realização deste Encontro Ibérico em Odemira para homenagear o trabalho de Saramago e as parcerias desenvolvidas.
Paula Santos, Diretora da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, sublinhou a dinâmica da Biblioteca de Odemira desde que abriu e o trabalho que tem sido desenvolvido. Diego Mesa (Espanha), da Aula Saramago, explicou a importância de manter viva a palavra de Saramago e a realização destes encontros de leitores e estudiosos do trabalho do autor.
A sessão contou com a apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, em 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. A noite terminou com o espetáculo de leitura de textos de Saramago, “A homenagem possível”, pelos Bocados Brutais e Sónia Barradas.
No segundo dia foi inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, sobre o trajeto pessoal e literário de José Saramago, cedida pela Fundação José Saramago, e que estará patente ao público no Jardim Sousa Prado, em Odemira, até ao final de novembro. Um momento muito apreciado foi a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”, com direção musical de Sheila Kamayd e Guilherme Campos.
O Encontro contou com a participação de Diego Mesa (dinamizador da “Aula Saramago” em bibliotecas da Andaluzia e Algarve e coorganizador dos Encontros Ibéricos de Leitores de Saramago em conjunto com a Biblioteca Municipal de Beja), da odemirense Sónia Barradas (que apresentou a sua tese de doutoramento “Um Teatro da Pólis – adaptações cénicas de Romances de José Saramago”), o testemunho de Marco Abbondanza (Diretor do Festival Sete Sóis, Sete Luas) e intervenções de leitores portugueses e espanhóis, com moderação de Fernando Évora, da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo.
No final do dia foi apresentada a performance literária e musical “Pela Floresta de Saramago” por Sílvia Costa e Nuno Salvado. No dia 23 de outubro os participantes foram convidados para um passeio em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra “Viagem a Portugal”, de José Saramago, acompanhados pelo historiador António Quaresma.
A Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, como membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de homenagear e divulgar a relevância do autor na história cultural e literária em Portugal e no Mundo.
Foto e fonte: CM de Odemira