O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, que atualmente tem o pelouro do desporto, começou por expressar aos atletas que “do ponto de vista da Câmara Municipal é sempre com enorme satisfação que vamos acompanhando os vossos resultados durante a época desportiva nas várias modalidades” e considera que “nos últimos anos se tem dado um salto muito qualitativo em termos de desporto”.

Os contratos-programa têm este ano um valor de aproximadamente 5400 euros, repartidos pelos sete atletas, tendo “a Câmara Municipal procurado apoiar os que se notabilizaram nacional e internacionalmente”, acrescenta Álvaro Beijinha.

O Autarca atenta na importância “das pessoas saberem que no nosso Concelho temos gente com alto mérito desportivo”. É por esta valorização que a Câmara Municipal entendeu atribuir este apoio aos atletas para participação em provas desportivas.

“É efetivamente na perspetiva de compensar as despesas dos atletas, não tanto premiá-los pelos resultados obtidos, mas sim pelo facto de terem despesas e não deixarem de ir por dificuldades financeiras”, complementa o Presidente da Câmara Municipal.

Os contratos-programa foram assinados com os atletas: Flávio Pacheco (ciclismo), Roberto Baião (trail), Bruno Rosa (BTT), Ana Filipa Santos (ténis), Marco Ferreira (ralis), Pedro Fragoso (motociclismo) e Henrique Morais (motociclismo).

Podem candidatar-se à obtenção dos apoios municipais os atletas de modalidades individuais com residência legal no Município de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade, possa constituir um estímulo para a prática do desporto, e que se enquadrem nos seguintes grupos: atleta com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada, atleta que participe em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.

Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2022 e também entregar, nos prazos definidos, os comprovativos das respetivas despesas que realizam nas participações das provas.