A iniciativa tem como objetivo juntar todos os agentes de turismo que contribuem para o dinamismo turístico, não só do nosso Município, mas também de todos os que pretendam obter conhecimentos e comprovar exemplos de projetos consolidados no setor.

O programa do Encontro está divido em três painéis. Após a sessão de abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, tem início o 1.º painel – Sentir a Importância dos Conteúdos – com representantes da Rota Vicentina, do projeto Amo Santiago e da HortaCasa. O 2.º painel – Sentir a Sustentabilidade – traz o projeto Labescape, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e pelo Santiago Hotel Cooking & Nature a experiência de ser um alojamento com certificado de sustentabilidade ambiental. O 3.º painel – Sentir a Cultura – apresenta o projeto Turismo Literário, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A iniciativa regressa, após dois anos de paragem, para o debate e partilha de experiências em torno de temas que podem reforçar as ligações entre os agentes turísticos locais e regionais, na promoção de um funcionamento em rede mais eficaz, gerando um conhecimento mais profundo entre profissionais e empresários dos vários ramos do setor, procurando encontrar, no atual contexto vivido pela nossa sociedade, novos caminhos para o fortalecimento do setor do turismo.