O prémio será atribuído ao empreendedor, empresa ou instituição que se encontre em qualquer parte do país e seja capaz de apresentar a melhor ideia de negócio na área do mar e dos recursos hídricos do Alentejo.

O vencedor ganha um serviço de consultoria para alavancar o negócio e um prémio de 2.500 euros.

O Prémio Alentejo Azul irá premiar as melhores ideias de negócio nas áreas da energia azul; pescas e aquicultura; turismo náutico e costeiro; biotecnologia azul; proteção e vigilância marítima; portos e marinas; gestão da água e recursos hídricos.

O concurso está de portas abertas a todos os empreendedores, universidades, grupos de investigação, unidades de I&D, agências de desenvolvimento, incubadoras, associações empresariais, sociedades de capital de risco, rede de business angels, investigadores privados, entidades financeiras, empresas de base tecnológica e empresas âncora na área da Economia Azul focada no Mar e Recursos Hídricos.

O vencedor receberá um ano gratuito de consultoria para alavancar o negócio e um prémio pecuniário de 2.500 euros. O 2º classificado ganhará 1.500 euros e o 3º receberá 1.000 euros.

Para além destes prémios, as ideias de negócio que originarem novas empresas, vão ganhar condições de acesso especiais à Incubadora de Empresas do Sines Tecnopolo durante 3 anos.

As candidaturas estão abertas até dia 20 de fevereiro. Depois, um júri irá avaliar e selecionar as melhores ideias de negócio até 26 de fevereiro.

Seguem-se workshops de desenvolvimento das ideias selecionadas, sessões de mentoria e o concurso culminará com a apresentação das ideias finalistas para serem apurados os vencedores.

O Prémio Regional de Empreendedorismo visa estimular as cadeias de valor que são capazes de gerar emprego e crescimento sustentáveis na Economia Azul.

Este prémio tem como objetivo estimular a criação de planos de negócio sólidos e consistentes; premiar ideias inovadoras para criação e expansão de empresas; reconhecer o trabalho e dedicação de empresas; prestigiar iniciativas e o empreendedorismo inovador e envolver toda a comunidade empresarial, investigadores e investidores.

Para participar, deverá aceder ao site oficial, onde encontra o regulamento e o formulário de candidatura.

O Alentejo Azul é um projeto promovido pelo Sines Tecnopolo e pela ADRAL – Agência Desenvolvimento Regional do Alentejo, com cofinanciamento pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional no âmbito do programa ALENTEJO 2020.

O Projeto Alenteo Azul tem como objetivo promover o empreendedorismo qualificado e criativo na região do Alentejo, através do apoio à exploração económica de novas ideias ligadas ao mar e aos recursos hídricos, incentivando e apoiando a criação e a consolidação de novas empresas nos domínios temáticos da RIS 3 Alentejo, favorecendo o desenvolvimento empresarial, potenciando o espírito empreendedor, incentivando a Inovação e a diversificação, como melhor caminho para contribuir para o desenvolvimento económico e melhoria competitiva das Região do Alentejo.