CAS apresenta várias atividades para a comunidade educativa e famílias durante o mês de outubro
O Serviço Educativo e Cultural da Câmara Municipal de Sines terá, durante o mês de outubro, várias atividades disponíveis para a comunidade educativa e famílias.
No dia 24 de outubro, o Auditório do Centro de Artes receberá o espetáculo ECOTEATRO, por Sofia Figueiredo. Na sinopse deste espetáculo lê-se:
“Vivemos em permanente risco. Pela simples essência de estarmos vivos, já o sabemos. Mas num planeta em acentuada mudança ambiental, de profundas alterações ao Sistema Terrestre, este risco mostra-se permanentemente presente. Conjugando uma linguagem hibridizada, que mistura tanto poesia visual, lembrando uma instalação, como projeção vídeo mapeada na cenografia, como momentos performáticos puramente teatrais, ecoam questões. O que comer? O que vestir? O que sentir? Que tecnologias usar ou não usar? Como não consumir? Que hipóteses reais de escolha tenho eu? ECO é um monólogo, reflexo de diálogos internos, que mistura pesquisas, desejos e crenças. Através de cinco ECOs exploramos cinco linguagens diferentes, numa procura eterna da linguagem certa, conjugando o corpo físico do ator, ali presente, com a imagem projetada do ecrã, que persiste, num diálogo real-virtual.”
O espetáculo destina-se a alunos do 3.º ciclo, tem a duração de 50 minutos e será limitado à lotação máxima do Auditório.
Outra das propostas do Serviço Educativo e Cultural é a iniciativa “Pão por Contos”. A realizar no dia 28 de outubro, “Pão por Contos” é a iniciativa de regresso ao ofício de contar e da mediação de histórias, com o intuito de devolver a fruição artística, retomar o trabalho com a Comunidade e, acima de tudo, de apresentação e valorização da tradição oral e da memória coletiva.
Não se trata de uma recriação do “Pão por Deus” nem de uma comemoração do Halloween, propõe-se sim uma sessão de contos musicados que transportarão os participantes das tradições do nosso país dos tempos mais remotos e que farão compreender o presente.
Para participação das escolas, será necessário efetuar inscrição.
Ainda dentro da atividade “Pão Por Contos”, será dinamizada uma sessão especial para famílias, na noite de 28 de outubro, pelas 21h00. Será necessária a marcação prévia através do endereço: servicoeducativoCAS@mun-sines.pt
A partir do dia 11 de outubro, estreia a “Hora do Conto” dedicada ao pré-escolar e 1.º ciclo. A cada período letivo, haverá uma nova história.
“Raimundo e o Rei na Barriga” será a história desde 1.º período: “O Raimundo acabou de descobrir que tem um rei na barriga. Só que, ao contrário daquilo que esperava, o rei que mora no avesso do seu umbigo não é simpático como os dos contos de fadas, e as suas exigências, a cada dia mais insistentes, deixam-lhe os cabelos em pé e um frio na barriga.
Uma história divertida sobre as muitas vozes que temos dentro de nós, a algumas das quais não devemos mesmo dar ouvidos.”
Por fim, no dia 18 de outubro estreia, nas bibliotecas escolares, a atividade “Conta-me histórias daquilo que eu não li”. A iniciativa é baseada em contos e lendas tradicionais de Portugal e do Mundo. Destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, a atividade necessita de marcação prévia.
As inscrições nas atividades devem ser feitas através do email servicoeducativoCAS@mun-sines.pt.