A CDU explica que na última Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu, PS e PSD uniram-se para chumbar a proposta da reposição de freguesias apresentada pela CDU.

Os comunistas afirmam que “as moções votadas nos últimos anos para a sua reposição, não passavam, portanto, de fogo de vista e engodo para enganar a população. Quando chegou a altura da verdade, um e outro, deram a facada nas costas à população com o seu voto contra e sem apresentar qualquer proposta alternativa”. 

“Para o PS e PSD as freguesias extintas estão melhores agora do que quando tinham quadro de trabalhadores dedicado àquelas freguesias ao invés de agora se terem de desdobrar por três freguesias que têm menos trabalhadores do que a soma das três em 2013 por limitações impostas pelos sucessivos governos” lamenta a CDU. 

A CDU diz que “fica por explicar como é que PS e PSD votaram a favor da reposição das freguesias de São Domingos e Vale d’Água, e para a reposição das freguesias de Santa Cruz, S. Bartolomeu e Santiago do Cacém não lhes reconhece condições para a sua reposição votando contra”.

Da CDU fica o compromisso de “manter esta luta e juntamente com a população continuar a lutar pela exigência da reposição das freguesias de Santa Cruz, São Bartolomeu e Santiago do Cacém”.