Com equipamento interativo reabriu ao público o renovado Museu Mineiro do Lousal no concelho de Grândola
A sessão de reabertura do renovado Museu Mineiro do Lousal, na sequência das profundas obras de requalificação e melhoramento daquele importante núcleo museológico do Museu Municipal Polinucleado de Grândola, realizou-se no dia 6 de dezembro, na aldeia mineira do Lousal, em Grândola.
Inaugurado em 2001, o Museu Mineiro do Lousal está instalado no edifício da antiga Central Elétrica da empresa de exploração Mines et Industries. Este museu integrou, desde o seu início, o relevante acervo documental da empresa e a importante coleção de equipamentos, máquinas, ferramentas, mobiliário e outros objetos que, no contexto do discurso museológico definido, permitem dar a conhecer a história da mineração e o quotidiano da vida e do trabalho dos mineiros ao longo dos seus 88 anos de exploração da mina no século XX.
Volvidos mais de 20 anos sobre a abertura do Museu Mineiro do Lousal, tanto o edifício como o discurso expositivo começavam a manifestar a necessidade de uma intervenção que assegurasse, não apenas a sua conservação, mas uma visão atualizada e unificadora do discurso expositivo, por meio de soluções atuais assentes na modernização do espaço e das unidades expositivas.
Na sessão de reabertura, o Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, Jorge Relvas, salientou que «a concretização desta intervenção visou a preservação e valorização do património industrial, material e imaterial, ao mesmo tempo que acrescentou vetores de comunicação em trono da ciência e tecnologia, revitalizando e trazendo mais motivos de interesse e de diversificação através de uma experiência mais envolvente, inclusiva e imersiva para os visitantes, solidificando o Museu como um marco cultural patrimonial, arquitetónico e turístico para o concelho de Grândola, e deste, para o país e para o mundo.».
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, referiu «o trabalho fabuloso que tem sido realizado no Lousal, que transformou a aldeia mineira num polo de desenvolvimento cultural, enriquecendo o património e a história do concelho e mantendo viva a memória coletiva da atividade mineira, dos mineiros e dos seus familiares.».
O processo de valorização e modernização do edificado contou com o restauro de toda a infraestrutura.
O edifício recebeu ainda uma nova sala, de carater multifuncional, onde serão desenvolvidas iniciativas incluídas do plano de atividades dos serviços educativos do Museu Mineiro do Lousal, a apresentação de exposições temporárias e a realização de palestras e conferências relacionadas com diferentes temáticas.
No que respeita à definição do novo discurso expositivo do Museu, além da atualização e reforço das unidades expositivas já existentes – Central de Compressores, Central de Geradores, Exposição de Maquetes de Modelos de Minas do séc. XIX e Casa de Saúde –, foram inauguradas novas áreas intituladas Fundo da Mina, Serviços Geológicos, Laboratório Químico e Comunidade Mineira, que refletem diferentes aspetos relacionados com os serviços e a atividade mineira, bem como com a componente social desta antiga mina de exploração de pirite.
No que respeita às ferramentas e à linguagem de comunicação utilizadas na definição do novo discurso expositivo do museu, destaca-se a opção por soluções tecnologicamente atualizadas, com recurso a modelação 3D, que permitem apresentar os espaços e equipamentos em ecrãs interativos que se encontram nas áreas expositivas. Interagindo com estes ecrãs, os visitantes poderão, de forma intuitiva, aceder a informação específica relacionada com aspetos técnicos, com a histórica e o propósito de utilização destes equipamentos em contexto mineiro. Novidade é também um sistema de realidade virtual, que permite por ex. descer ao interior da Mina do Lousal.
Recorrendo a um modelo 3D do Museu, à entrada, o visitante poderá utilizar um ecrã interativo que apresenta o edifício, áreas expositivas e contextualização histórica do Lousal. Este software estará igualmente disponível on-line, na webpage do Museu Mineiro do Lousal, permitindo ao visitante fazer o planeamento da sua visita antes de se deslocar ao Lousal.
A «visita orientada» foi alvo de atualização e de modernização. Além do acompanhamento por parte dos funcionários da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, o visitante poderá solicitar o acompanhamento da visita pelo FeS2 (fórmula química da pirite, minério explorado no Lousal), um robô que acompanha o visitante, apresentando cada uma das áreas expositivas e estimulando a interação com os diferentes recursos multimédia disponíveis nos espaços.
O Museu Mineiro abre portas todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10h00 às 18h00. O Museu está encerrado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.