A visita, promovida em colaboração com a ADRAL – Associação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, teve como objetivo explorar possibilidades de cooperação entre as duas cidades, com destaque para o Porto de Sines e a ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines).

Dalian, localizada na província de Liaoning, é uma das principais cidades portuárias da costa nordeste da China. Reconhecida pelo seu papel estratégico no comércio internacional, Dalian é um centro de transporte marítimo, construção naval e indústria petroquímica.

A cidade também é famosa por sediar o Fórum de Verão do Fórum Económico Mundial, uma extensão do evento de Davos, onde líderes globais se reúnem para discutir inovação e desenvolvimento sustentável.

Além disso, Dalian atrai milhares de turistas de todo o mundo com as suas praias, parques costeiros e eventos internacionais, como o Festival Internacional da Moda, o Festival Internacional de Cerveja e a Maratona Internacional de Dalian.

Após a reunião, a comitiva visitou o Castelo de Sines, com vista para o porto, e seguiu para a estátua de Vasco da Gama e para o Museu Municipal, num programa que combinou história e cultura local.

Para Nuno Mascarenhas, esta visita “evidenciou que, apesar das diferenças culturais, Sines e Dalian têm muito a ganhar com uma colaboração estratégica”.

“O potencial de cooperação de Sines no contexto internacional é enorme, aproximando regiões cujas economias se complementam e que compartilham objetivos comuns de desenvolvimento sustentável e inovação. Dalian é mais um exemplo de como Sines tem muito a ganhar e abrir-se ao mundo, criando oportunidades de investimento e partilhando boas práticas.”