Comitiva da cidade chinesa de Dalian visitou Sines
Uma comitiva da cidade chinesa de Dalian, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Chen Shaowang, foi recebida no dia 19 de janeiro nos Paços do Concelho de Sines.
A visita, promovida em colaboração com a ADRAL – Associação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, teve como objetivo explorar possibilidades de cooperação entre as duas cidades, com destaque para o Porto de Sines e a ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines).
Dalian, localizada na província de Liaoning, é uma das principais cidades portuárias da costa nordeste da China. Reconhecida pelo seu papel estratégico no comércio internacional, Dalian é um centro de transporte marítimo, construção naval e indústria petroquímica.
A cidade também é famosa por sediar o Fórum de Verão do Fórum Económico Mundial, uma extensão do evento de Davos, onde líderes globais se reúnem para discutir inovação e desenvolvimento sustentável.
Além disso, Dalian atrai milhares de turistas de todo o mundo com as suas praias, parques costeiros e eventos internacionais, como o Festival Internacional da Moda, o Festival Internacional de Cerveja e a Maratona Internacional de Dalian.
Após a reunião, a comitiva visitou o Castelo de Sines, com vista para o porto, e seguiu para a estátua de Vasco da Gama e para o Museu Municipal, num programa que combinou história e cultura local.
Para Nuno Mascarenhas, esta visita “evidenciou que, apesar das diferenças culturais, Sines e Dalian têm muito a ganhar com uma colaboração estratégica”.
“O potencial de cooperação de Sines no contexto internacional é enorme, aproximando regiões cujas economias se complementam e que compartilham objetivos comuns de desenvolvimento sustentável e inovação. Dalian é mais um exemplo de como Sines tem muito a ganhar e abrir-se ao mundo, criando oportunidades de investimento e partilhando boas práticas.”