Segundo a autarquia, o concurso é dinamizado em parceria com o Plano Nacional das Artes e destina-se a alunos do ensino superior, secundário e básico, tendo como “mote” a efeméride e “o impacto que teve no povo português e na vida política da época”.

“O concurso de BD pretende a promoção deste género literário, da expressão artística e espírito criativo dos concorrentes, contribuindo simultaneamente para a divulgação e conhecimento sobre este feito da aviação junto do público escolar”, acrescenta a Câmara de Odemira.

Os trabalhos candidatos podem ser apresentados até dia 30 de junho, com um máximo de quatro pranchas originais em língua portuguesa e formato A3.

Também serão aceites trabalhos realizados em formato digital, “sendo que cada aluno poderá concorrer com mais do que um trabalho, desde que separadamente e com pseudónimos diferentes”, explica o município.

Os vencedores irão receber prémios monetários que serão entregues em setembro, no decurso das atividades que encerram as comemorações do centenário da Viagem Aérea Portugal-Macau.