Este é o quarto dia da semana a registar valores superiores à fasquia dos 50 mil. Nas últimas 24 horas houve 43 óbitos, informa a DGS.

Já no que respeita às hospitalizações de pessoas com teste positivo para a covid-19, o boletim diário dá conta de uma redução nos internamentos – menos 17 pessoas do que na quinta-feira – para um total agora de 2027.

Em UCI houve também uma diminuição de 8 camas ocupadas, sendo o total de 154, mantendo a tendência de estabilização que se tem verificado nas últimas semanas, apesar da subida de casos.

Em relação às mortes por covid-19, a distribuição por idades permite constatar que 31 dos 43 óbitos aconteceram entre pessoas com mais de 80 anos.

Registou-se também uma morte na faixa etária dos 40 aos 49 anos, embora a informação disponibilizada não permita saber se havia outros problemas de saúde associados.

Por regiões, é agora o Norte que lidera o maior número de novas infeções e o total de casos ativos já supera os 450 mil.

A incidência no continente é agora de 4152 casos acumulados a 14 dias por 100 mil habitantes e o Rt já está a aumentar de novo, com um valor calculado de 1,13.