Deputados do Partido Socialista estiveram em Sines nos dias 11 e 12 de julho
A visita de trabalho dos deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Setúbal, foi realizada em conjunto com a Direção do Grupo Parlamentar, naquela que foi a primeira reunião descentralizada daquele órgão, presidido pelo líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias.
Segundo fonte do PS, a escolha de Sines como primeira visita da Legislatura, resulta da “atenção com que o PS sempre tem olhado para aquela cidade, para o porto e para o potencial industrial e logístico daquela infraestrutura que hoje vê o seu valor ainda mais reforçado pelas transições energética e digital em curso”.
Com efeito, Sines concentra um conjunto importante de investimentos estruturantes que contribuem para os objetivos da transição ambiental e da transição digital, não esquecendo todos os outros desafios que o país tem pela frente.
No primeiro dia, durante a manhã, foi realizada uma reunião no Município de Sines, com a presença do Presidente Nuno Mascarenhas, onde foi possível discutir com a CPCJ as políticas locais ao nível da parentalidade positiva e do combate à violência doméstica.
Foram ainda, durante o primeiro dia, realizadas visitas a investimentos transformadores de grande dimensão, como o cabo de amarração de dados da EllaLink (que permite a ligação em dados ao continente sul-americano) e o estaleiro de construção do Data Center da Start Campus, um investimento relevante para a transição digital e multiplicador de investimento no país, é que é o maior investimento privado estrangeiro feito em Portugal a seguir à fábrica da Autoeuropa em Palmela, o que só é possível graças à confiança gerada na economia pelas políticas públicas levadas a cabo pelos governos do PS.
No segundo dia, para além de uma visita geral à ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines), foi realizada uma visita de trabalho ao Porto de Sines com uma reunião de apresentação de objetivos com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, onde foram apresentados os valores de crescimento da atividade do Porto de Sines e onde se fez um ponto de situação sobre os novos investimentos em curso, com destaque para o Terminal Vasco da Gama.
No entendimento do deputado Jorge Seguro Sanches “cada vez mais - e até considerando as consequências da situação dramática que se vive no Leste na Europa - Sines assume um potencial estratégico, nomeadamente associado ao potencial da Zona Económica Exclusiva de Portugal, a segunda maior da Europa".
A este propósito, refere: "vale a pena realçar o acerto dos investimentos privados que estão a ocorrer em Sines e que resultaram da aposta estratégica que os Governos PS efetuaram nas infraestruturas deste território”.
No final dos trabalhos, a deputada Clarisse Campos referiu que os investimentos estruturais que se concretizam em Sines são indispensáveis à afirmação deste concelho e, com ele, todo o Litoral Alentejano, como territórios motores da economia do País e da sua internacionalização, face aos desafios geopolíticos, ambientais e tecnológicos que se nos colocam.
"A aposta no Litoral Alentejano é geradora de criação de riqueza, de emprego, respondendo à procura de postos de trabalho qualificados e bem remunerados, por parte dos seus jovens e atraindo mais famílias, que contribuam para injetar sangue novo nestes concelhos e os projetem para um futuro mais coeso, equilibrado e promissor".