Segundo fonte da GNR, “no âmbito de uma operação especial de prevenção criminal, os militares da Guarda levaram a cabo um conjunto de ações de fiscalização direcionadas para os estabelecimentos de restauração e de bebidas e trabalhadores agrícolas”.

“A operação teve como objetivo sensibilizar os condutores para a temática da segurança rodoviária e assegurar o cumprimento das normas legais por parte dos proprietários e dos exploradores de estabelecimentos” acrescenta a GNR.

No seguimento da ação policial, foram elaborados, 94 autos de contraordenação de âmbito rodoviário, 64 autos de contraordenação de âmbito de polícia geral e dois autos de contraordenação de âmbito fiscal.

No decorrer da ação foi suspensa a atividade de um estabelecimento de restauração e de bebidas, culminando no encerramento do mesmo por parte da Autoridade de Saúde (AS).

Na operação foram empenhados 90 militares das diversas valências do Comando Territorial de Beja e reforço dos Comandos Territoriais de Setúbal, Évora, Faro, Unidade de Intervenção (UI) e Unidade de Ação Fiscal (UAF).

A ação contou com ainda com o apoio da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da Autoridade de Saúde (AS), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), da Autoridade Tributária (AT), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Câmara Municipal em Odemira e da Segurança Social.

Através da realização destas operações, a Guarda Nacional Republicana pretende combater a criminalidade e fortalecer o sentimento de segurança da população, procurando ainda prevenir ilícitos criminais.