Diabetes em Movimento está de regresso em Sines
Após uma interrupção de dois anos, causada pela pandemia de Covid-19, o programa Diabetes em Movimento® Sines está de regresso.
Apresentado no dia 9 de janeiro de 2023, este programa comunitário de exercício físico, para pessoas com diabetes tipo 2, é implementado em Sines numa parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA). A sua coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.
O vice-presidente e vereador do Desporto do Município de Sines, Fernando Ramos, esteve presente na apresentação do programa, dando uma palavra de motivação aos participantes: “É uma honra para mim estar presente na apresentação de um programa que é importante tanto para as pessoas com diabetes, como para nós, Município”, disse Fernando Ramos.“
Hoje em dia o desporto é benéfico não só em termos físicos, mas também mentais, e é de facto um privilégio o concelho de Sines ser o único que dinamiza o Diabetes em Movimento em todo o Alentejo, podendo dar o seu contributo para o bem-estar destas pessoas”, acrescentou o autarca.
As sessões de exercício decorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão dos Desportos de Sines e serão monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
Os doentes com diabetes poderão inscrever-se através da referenciação dos respetivos médicos de família das unidades de saúde aderentes. A participação é gratuita.
Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.