Bulgária é o país coordenador de todo o projeto, através da Associação de Dislexia, pela Coordenadora Daniela Boneva em parceria com docentes de Itália, República Checa, Malta, Turquia, Letónia e Portugal, nomeadamente, o A.E.Sines.

O projeto visa melhorar a qualidade do ensino no contexto da educação inclusiva, respeitando as especificidades da aprendizagem dos diferentes alunos e respondendo às suas necessidades tanto quanto possível.

Neste sentido foram criados e aplicados testes a alunos de 1o ano, visando a identificação de dificuldades, de forma a trabalhar no sentido da sua superação, desde cedo.

O trabalho tem vindo a ser desenvolvido por uma equipa de docentes e técnicos do A.E.S. que esteve representada no “Learning, Teaching and Training”, de 14 a 18 de março de 2022 em Praga, pelas docentes Donzília Farinha, Maria da Graça Palminha, Raquel Carrilho e ainda a psicóloga Vanessa Marques.

Proporcionou-se aos parceiros uma visita a uma escola da República Checa (ZS Poznávání), formação e momentos de intercâmbio formal e informal. Neste encontro, os docentes do A.E.S partilharam algumas das boas práticas desenvolvidas no Agrupamento, no âmbito das dinâmicas de sala de aula, trabalho colaborativo e Educação Inclusiva.

Nos dias 16 e 17 de maio de 2022, a coordenadora do projeto em Sines, Donzília Farinha e a docente Susana Pereira reuniram com os docentes dos países envolvidos, em Malta, onde foi feito o balanço do trabalho desenvolvido até à altura, pelos países envolvidos e foram programadas as ações a desenvolver.

Nos dias 3 e 4 de novembro realizou-se a segunda reunião de trabalho na Turquia para a continuação do projeto que decorre até 2023. A reunião foi organizada pela Inspeção Provincial de Educação de Kocaeli e participaram representantes de todos os países parceiros do Projeto, onde estiveram as docentes Donzília Farinha e Ana Bela Raposo, do A.E. de Sines.

Nesta reunião foram analisados os resultados da implementação do teste de rastreio para identificar défices nas competências de aprendizagem nos alunos de 1o ano, que foi desenvolvido no âmbito deste projeto.

De referir que os docentes que participam nos encontros internacionais replicam a formação e os conhecimentos adquiridos a nível da instituição a que pertencem.

Desta forma é possível desenvolver o projeto nos vários países participantes, o que é bastante enriquecedor para todos os docentes dos países envolvidos, refletindo-se no processo de ensino e aprendizagem e no sucesso dos alunos.

No A.E. de Sines, uma equipa de docentes e técnicos encontra-se a desenvolver o projeto e estão já a preparar a nova fase do projeto, em que irão desenvolver materiais de apoio à aprendizagem e à Inclusão com base no currículo do segundo ano.

Estes materiais serão adaptados às necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem e serão aplicados em contexto escolar com os alunos do Agrupamento com vista ao sucesso e inclusão de todos os alunos.