Escola EB n.º2 de Vila Nova de Santo André reabriu depois de requalificação profunda
Os alunos da Escola Básica n.º 2, 1.º Ciclo e Jardim de Infância, em Vila Nova de Santo André, regressaram hoje, dia 10 de janeiro, à sua escola e encontraram um edifício e um espaço exterior totalmente renovados.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no âmbito da sua política para a educação, realizou um investimento de 823.977,00 euros para requalificar esta escola, criando melhores condições de funcionamento e conforto, essenciais para um ensino de qualidade e promoção do sucesso educativo.
O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, manifestando a sua satisfação e orgulho, salientou que este “é o fecho de um ciclo de grandes investimentos que fizemos nas escolas da nossa responsabilidade”.
Em Vila Nova de Santo André, a autarquia requalificou as Escolas Básicas n.º 2, n.º 3 e n.º 4, num valor de cerca de três milhões de euros, cujo “objetivo é o de dar melhores condições aos alunos, professores e funcionários.”
Álvaro Beijinha recorda que inicialmente a Escola Básica n.º2 do 1.º Ciclo “seria apenas alvo de uma requalificação ligeira, por se encontrar em melhor estado, mas optámos por realizar uma intervenção de fundo. Um caminho que, nesta reabertura, foi garantidamente o acertado, como nos deram nota os alunos, professores e funcionários que mostraram o seu agradado com a remodelação da sua escola.”
O investimento da Câmara Municipal no parque escolar do Concelho, nos últimos cinco anos, ascendeu aos cinco milhões de euros. Não só requalificações, de que é exemplo a da Escola Básica n.º 1 de Ermidas-Sado, mas também, a colocação nas salas do 1.º Ciclo e do Pré-escolar de equipamentos de ar condicionado, de quadros interativos e de computadores com acesso à Internet, de campos de jogos e parques infantis com sombreamento. “Haverá sempre necessidades, mas as grandes intervenções estão concretizadas, e naturalmente que continuaremos a investir na educação”, concluiu Álvaro Beijinha.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, afirmou estar “muito satisfeito com a intervenção realizada nesta escola, que vem rematar o conjunto de requalificações concretizadas no parque escolar da Freguesia”, onde se inclui, também, a melhoria da Escola Básica do 1.º Ciclo de Deixa-o-Resto.
O Autarca destacou a “qualidade” da remodelação que “correu muito bem” e permitiu “resolver o problema que faltava no âmbito do parque escolar de Vila Nova de Santo André”.