O troço do IC1 apresentava, neste local, um perfil transversal tipo 2x1 com separador central com lancil, inicialmente, com interior de terra vegetal e de largura variável que passava, posteriormente, a um separador elevado de betão com uma largura de 1 metro após o km 606,875.

Tratando-se de um troço em curva, com inclinação para o interior da via, verificou-se que as águas pluviais da via sul – norte ficavam retidas junto do separador existente o qual se apresentava desprovido de sistema de drenagem. Verificou-se ainda que a rasante apresentava uma inclinação longitudinal nula, e que explica os relatos de acumulação de água junto ao separador central em eventos de pluviosidade.

Assim, a intervenção envolveu a construção de sumidouros para a recolha das águas pluviais geradas sobre a via esquerda do IC1 e a instalação do coletor longitudinal ao eixo do separador, minimizando deste modo os trabalhos sobre o pavimento, para o qual foi necessário demolir o pavimento para implantação dos coletores transversais.

Foram também reposicionados os lancis existentes e caixas de visita à mesma cota do topo do separador.

Recorde-se que esta obra foi iniciada em fevereiro do presente ano.