Exposição que “junta” poesia de Sophia e pinturas é inaugurada neste sábado
“Thalassa! Thalassa! O Mar e o Mediterrâneo na Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen” é o título da exposição que é inaugurada este sábado, no Centro de Artes de Sines, juntando a poesia de Sophia a obras de grandes nomes da pintura portuguesa.
A mostra, com curadoria de Isabel Inácio e Santiago Macias, vai estar patente até dia 15 de outubro, resultando de uma parceria da Câmara de Sines com a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos e o Panteão Nacional.
Segundo a autarquia siniense, a exposição “põe em diálogo” 30 obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, de artistas como Júlio Pomar, Vieira da Silva, Manuel Cargaleiro, Menez, Julião Sarmento, João Hogan, Paulo Nozolino, José M. Rodrigues ou António Ole, com cerca de 25 poemas da autora, apresentados numa tradução para o grego.
“‘Thalassa! Thalassa! (O mar! O mar!)’ foram as palavras com que os soldados gregos comandados por Xenofonte saudaram a visão do mar no Ponto Euxino, no ano 401 a.C.. Já não estavam muitolonge da Grécia e do regresso ao lar”, justifica a Câmara de Sines.
A autarquia acrescenta que “a invocação do mar, a cultura helénica, o azul, a cor e a luz do Mediterrâneo são, por isso, a pedra de toque desta exposição”.
“São temas sempre presentes na poesia de Sophia, que aqui é celebrada”, conclui a Câmara de Sines.