Foi um fim de semana de casa cheia que reuniu muitos figueirenses residentes e que morando fora se dirigiram à sua aldeia.

Na sexta-feira os oito produtores locais entregaram para análise e prova os seus melões e os seus doces de melão e depois de somadas todas as pontuações o fim de tarde de domingo foi usado para anunciar os vencedores e entregar os prémios.

O melhor doce de melão foi atribuído à produtora Carmina Mestre e o grande prémio, o de melhor melão 2024, foi atribuído a Luís Gomes, um produtor local que sendo jovem continua a tradição familiar desta importante cultura agrícola de Figueira dos Cavaleiros.

A presidente do executivo da junta de freguesia, Juvenália Salgado, no discurso de encerramento, fez um balanço “muito positivo desta edição” que considerou “a melhor de sempre” e anunciou que vai levar à Assembleia de Freguesia a atribuição do nome de “Manuel João Marques” ao Parque de Lazer da aldeia.

Para Juvenália Salgado, “Manuel João foi uma pessoa que perdemos este ano, que muito estimamos e que muito amava a sua aldeia, procurando desde a primeira edição da feira trazer os melhores artistas à terra. Foi uma pessoa que colaborava em tudo aquilo que a Junta de Freguesia precisava, quer nesta feira, quer ao longo de toda a sua vida profissional. É um ato de justiça dar o seu nome a este parque”.

A Feira do Melão de 2025 também já tem data, realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de agosto.