Festival de Marchas Populares anima o concelho de Odemira
Ao longo do mês de junho, as Marchas Populares voltam a sair à rua para abrilhantar esta tradição com coloridas coreografias, alegria e entusiasmo, numa iniciativa do Município de Odemira e entidades que promovem marchas no concelho.
Esta ano participam no festival as marchas da Longueira/Almograve, Cavaleiro, Boavista dos Pinheiros, São Teotónio, Zambujeira do Mar e Sabóia, apresentadas nos encontros agendados nas localidades que promovem as Marchas Populares, assim como em Colos.
A vila de Odemira recebe no Cerro do Peguinho na noite de 30 de junho, a partir das 21.00 horas, a Grande Final do Festival de Marchas Populares do Concelho, com a participação de todas as marchas promovidas pelas coletividades das várias freguesias e sardinhada oferecida à população. O espetáculo final integra também o Festival Danças da Terra, a atuação da Banda Filarmónica de Odemira e baile com o acordeonista Eliseu Brás. As entradas são gratuitas, à semelhança dos restantes encontros no âmbito do Festival.
As marchas são promovidas pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira, Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense, Associação de Festas de Boavista dos Pinheiros, Associação Humanitária D. Ana Pacheco, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio, Casa do Povo de São Luís e Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, com o objetivo de preservar as tradições de cariz popular e comunitário, contribuindo ainda para a inclusão pela cultura.
Esta é uma tradição que reúne anualmente centenas de participantes nas coreografias, músicas, guarda-roupa, arranjos e adereços e público para acarinhar e aplaudir as marchas populares das várias coletividades que contam com o apoio do Município.