Durante os dois dias do evento, "a aldeia será transformada num espaço artístico e as ruas e montras das lojas serão espaços de exposição para os artistas e artesãos locais", anunciou a autarquia em comunicado.

Segundo a Câmara Municipal, a MONTRAS é "um convite aberto para viver a aldeia de São Luís de forma diferente, vivenciar o potencial da comunidade e participar neste evento de organização comunitária, criado por todos e para todos".

O programa inclui exposições de arte, workshops, música, teatro, dança, cinema, performances, artesanato e mostra de produtos locais.

A cerimónia de abertura do MONTRAS 2023 está agendada para as 17h00 deste sábado, 12, sendo que até final da noite atuam Marco Campaniça, Rita Fouto & Rui Graça, Ser y Centro, TikTek Ensemble, Fox & Rio, Psychiceyelix & Caecus Animi, Instrument Sleeve, e Xitãozinho, entre outros.

No domingo, 13, a festa arranca pelas 17h00, com as atuações de Lucky Melodies, AndaMula, Sara & Pierre, Aljeroots e DJ Peter Kempf.

Já as intervenções artísticas nas montras de lojas em funcionamento ou encerradas vão estar patentes a público até 9 de setembro, dia em que será promovida a festa de encerramento do festival.