Filipa Faria, tem 52 anos, licenciou-se em Direito pela Universidade Lusíada e frequentou o 4.º ano de História, variante de arqueologia, na Universidade Nova de Lisboa.

É advogada desde 1998, formadora desde 2000 e foi secretária-geral da Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina desde 2003.

Faz parte do seu percurso a participação como membro da Comissão Permanente de Segurança dos Homens do Mar, do Conselho Consultivo das Águas do Sul e do Conselho Geral da extinta Comarca do Alentejo Litoral.

É vereadora da Câmara Municipal de Sines desde outubro de 2013 até à atualidade, tendo assumido pelouros nas áreas da gestão patrimonial, jurídica, ambiente e fiscalização municipal, cadastro, topografia e desenho, ordenamento do território e planeamento, bem como a promoção territorial e turismo.

Foi também coordenadora do grupo de trabalho de saúde e ambiente do COMSINES, pertencendo atualmente à sua direção desta associação.

No contexto da representação da Câmara Municipal de Sines em entidades e organismos externos assume ainda o lugar de vogal do conselho de administração da Ambilital, integra a direção do Cemetra, o órgão de gestão da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, e o organismo de cogestão da reserva das Lagoas de Santo André e da Sancha.

Reconhecida pela sua dedicação à comunidade e pelo compromisso com o desenvolvimento do concelho, Filipa Faria assume este desafio de liderar a nova candidatura do Partido Socialista em Sines.