Segundo adianta a autarquia, a iniciativa está agendada para as 14h00 e visa "promover a participação dos cidadãos e entidades na definição de estratégias e iniciativas e na tomada de decisões sobre o território, de acordo com objetivos comuns".

O Fórum do Território foi lançado pela Câmara de Odemira em outubro de 2021, com a ambição de ser um espaço "de codefinição de estratégias e de iniciativas rumo à sustentabilidade do concelho", atuando "de acordo com os princípios da democracia participativa, onde os cidadãos e as entidades tomam parte das decisões sobre o território, assumindo e partilhando responsabilidades na sua gestão de acordo com objetivos comuns".

Ao Fórum do território caberá assim a tarefa "de definir uma Agenda Territorial Local a partir de uma visão integrada que articule as dimensões ambientais, sociais e económicas, estabelecendo as prioridades de desenvolvimento a partir de um trabalho em rede, com parceiros locais e supramunicipais".

Segundo a Câmara de Odemira, "os grandes desafios globais também locais" e, por isso, o Fórum do Território irá também prosseguir "os ODS e a Agenda Territorial 2030 europeia".

Em simultâneo, a iniciativa "promoverá a articulação de vários instrumentos legais e a organização de iniciativas participativas para assegurar o envolvimento de todos", através "da partilha de conhecimento e experiências pelos cidadãos, atores territoriais e especialistas convidados".

A ideia, frisa a autarquia, é "responder ao desafio de inovar a gestão territorial, construindo, partilhando e disseminando conhecimento e informação de base técnica que permita a valorização do património natural e cultural como motor da qualidade da paisagem, da saúde e do bem-estar dos seus residentes e visitantes".


Fonte: Jornal Sudoeste