No âmbito das competências da Guarda relativas ao controlo de cidadãos estrangeiros em território nacional, foi desenvolvida esta ação de apoio ao Comando Territorial de Beja, face às recentes alterações legais relativa às condições e procedimentos de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território português.

Da ação, resultou a fiscalização de 610 cidadãos estrangeiros, e a elaboração de 66 autos de contraordenação por falta de comunicação de entrada em Território Nacional, após o período de três dias úteis. Foram ainda elaborados dez autos de contraordenação por não cumprimento das leis e regulamentos relativos à viação terrestre e transportes rodoviários.

A operação contou com o reforço de militares das valências Territorial, Trânsito e Intervenção do Comando Territorial de Beja e de três binómios da Secção de Évora do Grupo de Intervenção Cinotécnico.

A ação contou ainda com a colaboração da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) e da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE).