A sensibilização da população, em particular dos jovens, para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes é o principal objetivo das comemorações do Dia da Mundial da Proteção Civil.

Com este propósito, o programa integra ainda um conjunto de ações dirigidas aos alunos das escolas, envolvendo-os nas várias temáticas da proteção civil, nomeadamente, um exercício de desencarceramento, ações de pedagogia junto da população no jardim 1º de Maio, um seminário sobre segurança e intervenção em veículos elétricos, um workshop “Sismos e Estruturas” com um conceituado painel de oradores e um debate.

Este workshop e o respetivo debate realizar-se-ão, no período da manhã, no Cineteatro Grandolense; à tarde decorrerá na escola Básica D. Jorge de Lencastre com uma visita a este estabelecimento de ensino para identificação de perigos face a um evento sísmico.

As comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil serão encerradas com um torneio de futebol 7, entre equipas das entidades locais de proteção civil.