Hospital do Litoral Alentejano pede reencaminhamento de doentes urgentes
O Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, está com constrangimentos no atendimento de doentes na Urgência de Cirurgia Geral, desde o meio-dia de hoje, de acordo com as informações transmitidas às corporações de bombeiros da região.
Segundo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o Hospital do Litoral Alentejano está com constrangimentos no Serviço de Urgência, na especialidade Cirurgia, pelo que não é possível continuar a receber doentes.
O hospital do Litoral Alentejano junta-se assim aos outros hospitais do distrito de Setúbal -- Almada, Barreiro e Setúbal - que também estão a solicitar o reencaminhamento de doentes de algumas especialidades para outras unidades hospitalares.
O Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que já tem a Unidade de Urgência Pediátrica encerrada até à próxima segunda-feira por falta de médicos, também alertou hoje para constrangimentos na Obstetrícia e na Ortopedia.
De acordo com a informação transmitida às corporações de bombeiros, o Serviço de Obstetrícia do Hospital de São Bernardo, que está integrado no Centro Hospitalar de Setúbal, também está com constrangimentos, pelo que não irá receber doentes das 09:00 às 21:00 de sexta-feira.
O Serviço de Ortopedia/Traumatologia do hospital de Setúbal também não recebe doentes até às 08:00 de sexta-feira.
Nos últimos dias, nos hospitais públicos Garcia de Orta, em Almada, e Nossa Senhora da Conceição, no Barreiro, também se verificaram vários pedidos de reencaminhamento de doentes para outras unidades hospitalares, devido à insuficiência de meios para responder à procura em diversas áreas.