José Pedro Arsénio, eleito pelo Partido Socialista, referiu à Rádio Sines que “em linhas muito gerais, as principais propostas das Grandes Opções do Plano 2025-2028 visam uma tomada de decisão que priorize e garanta a satisfação das necessidades da população”.

“O trabalho da junta de freguesia reflete na sua maioria as competências descentralizadas, sendo o nosso grande objetivo a requalificação do espaço público, executar os espaços verdes e calçadas que se encontram em falta no artigo 47, o reforço do mobiliário urbano, a manutenção de caminhos rurais e a limpeza urbana, de praias, recolha de monos e verdes. Tendo em consideração que a época balnear exige um esforço considerável dos serviços uma vez que Porto Covo é procurado por milhares de turistas” explica o autarca. 

“Temos como objetivo dotar os serviços da Junta de mais e melhores equipamentos para dar uma resposta mais eficiente às necessidades da população. Continuar a trabalhar em colaboração com as coletividades na realização de eventos tradicionais e culturais, e continuar a apoiar a realização das suas atividades desportivas, sociais e culturais. Promover a certificação de Porto Covo como destino Biosphere implementando práticas de sustentabilidade e garantir a sua valorização e dinamização” reforçou José Pedro Arsénio. 

Relativamente aos principais investimentos previstos para 2025, o autarca refere que “a Junta de Freguesia tem uma capacidade financeira bastante reduzida. O orçamento atual, resultado da negociação do protocolo de descentralização, refletiu a necessidade de reforçar os recursos humanos, cuja despesa representa cerca de 71% do valor orçamental, mas que são imprescindíveis para garantir a execução dos objetivos a que nos propusemos e que pretendemos cumprir. Ficando destinada a pequenos investimentos uma verba de 80.000,00 euros”.

“Os investimentos de maior dimensão serão desenvolvidos pelo Município de Sines, ao nível das infraestruturas básicas tão necessárias, onde se enquadram o reforço do abastecimento de água, a requalificação que está a decorrer na estrada da Cabeça da Cabra, e a curto prazo terá inicio a reabilitação e modernização do mercado municipal” acrescentou José Pedro Arsénio.

Está também em fase de conclusão o novo pólo de saúde da responsabilidade da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.