Juventude Atlético Clube recebeu a iniciativa JOGA + Futsal
O Pavilhão Desportivo do Juventude Atlético Clube, em Santiago do Cacém, foi, este sábado (16), entre as 14h30 e as 17h30, palco da realização do 10.º Encontro de Traquinas e Petizes JOGA + Futsal 2023/2024, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal e do Juventude Atlético Clube.
Naquela que foi a estreia do emblema santiaguense como anfitrião de eventos JOGA +, participaram um total de 45 meninas e meninos (37 traquinas e 8 petizes), que vestiram a camisola de quatro emblemas filiados no universo associativo da AF Setúbal.
Cimentando o propósito de levar o JOGA + a todos os concelhos do nosso distrito, o pavilhão do Juventude AC centrou atenções nas duas dezenas de minijogos dinamizados pelas crianças que constituíram as oito equipas participantes, as quais protagonizaram uma tarde desportiva recheada de muito divertimento e entusiasmo partilhados na presença de familiares em mais um momento, sempre especial, de confraternização e enorme alegria à volta da bola.
Clubes representados no 10.º JOGA + Futsal 2023/2024: Juventude AC, ADIJ Bairro Miranda, AD Quinta do Conde e CR Sobredense.
Para Susana Matos, treinadora de futsal das equipas de petizes e traquinas do Juventude AC, “foi um evento que correu bastante bem e com balanço positivo para todos”, registou, enaltecendo a participação dos emblemas congéneres, numa iniciativa em que “a AF Setúbal foi extraordinária na forma como operacionalizou a atividade com as crianças que se divertiram a jogar e saíram felizes”.
A “importância acrescida” de se proporcionar a concentração de diversos clubes representados pelas suas escolas de formação de base, com a dinamização de “uma iniciativa que permite às crianças terem uma envolvência particular com a modalidade, aprendendo regras básicas e desfrutando do jogo é uma realidade”, realça Susana Matos, considerando o JOGA + um meio para cativar praticantes para o futsal.
Sobre a estreia na colaboração organizativa do JOGA + Futsal, Susana Matos reconheceu a relevância da descentralização e considerou ser “uma oportunidade muito importante recebermos este evento”. “Ajudou-nos a mostrar a modalidade para muitas pessoas perceberem o que realmente é o futsal e que não se pratica apenas noutros locais”.
A treinadora do Juventude AC evidenciou ainda o facto de o clube santiaguense, através da infraestrutura que têm ao dispor da atividade desportiva, proporcionar “bastantes condições para a prática”, pelo que “receber o JOGA + foi, igualmente, muito importante, não só para os nossos jovens, mas também para dar a conhecer o clube a quem nos visitou, numa oportunidade que esperamos ter sido tão boa para os emblemas visitantes, como foi para nós”.
O JOGA + Futsal em Santiago do Cacém foi, portanto, uma ocasião para reforçar o impulso que o Juventude AC quer dar em nome do futsal.
“Queremos evoluir” e ações com as caraterísticas do JOGA + são tidas como contributos para o objetivo do Juventude AC, clube que “está a crescer”, depois de, há cerca de três anos, um grupo de petizes ter dado o pontapé de saída.
Por esta altura, são cerca de meia centena de praticantes, desde petizes a benjamins e sendo que somar o patamar de infantis é novo desafio.
“Tem sido um percurso assente na carolice, mas que evoluiu para a qualificação de treinadores no sentido de criar raízes para cimentar a prática da modalidade”, destaca Susa Matos, que ambiciona ver crescer o futsal formativo no clube, constatando uma mudança de atletas do futebol para o futsal.
O 10.º JOGA + Futsal 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, cuja Direção esteve representada pelo diretor José Teixeira, estando a operacionalização a cargo do responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e por representantes e técnicos do Juventude AC.
A Direção da AF Setúbal agradece ao Juventude Atlético Clube pelo acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização do evento.
Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.
Fonte: AF Setúbal