Apesar da pandemia, que levou à alteração da programação e cancelamento de alguns espectáculos, o projeto, que previa inicialmente 50 sessões de teatro, conseguiu concretizar 44.

Mesmo com restrições da lotação de público em sala e também ao ar livre, passaram pela assistência 3868 espectadores em 44 sessões, 12 das quais lotadas.

Na actual conjuntura, o número de espectadores não pode deixar de ser visto como um grande resultado deste festival lançado e concretizado na Costa Alentejana em plena pandemia, bem como a elevada qualidade dos espectáculos, como atestam as médias das votações de público, entre os 8,30 e os 9,53, numa escala de 1 a 10.

A votação é feita no final dos espectáculos realizados em sala, de forma anónima e considerando uma escala de 1 a 10.

A organização do Litoral EmCena decidiu atribuir distinções aos espectáculos mais votados pelo público, entregando de forma simbólica um certificado oficial às companhias.

Em 2021, os espectáculos com média mais elevada de votação foram “Snowed In”, pela companhia alemã Bodeacker & Neander (9,53), ““Pourquoi les vieux, qui n’ont rien à faire, traversent-ils au feu rouge» pelo grupo vindo de França COLLECTIF 2222 (9,36) e “Um Ivanov”, pela A BARRACA (9,15).

Pela primeira temporada do Litoral EmCena passaram companhias nacionais e estrangeiras que apresentaram espectáculos com estilos e linguagens diferentes  pelas localidades de Santiago do Cacém, Sines, Vila Nova de Santo André, Porto Covo, Lagoa de Santo André, Cercal do Alentejo, Alvalade, Ermidas, Abela, São Francisco da Serra e São Domingos, no Litoral Alentejano.

As companhias portuguesas A Comuna, Fontenova, A Barraca, Teatro Só, ESTE – Estação Teatral, Varazim Teatro, Artistas Unidos, o grupo ‘da casa’ GATO SA e uma produção do ator Pedro Diogo fizeram parte da programação do primeiro ano do Litoral EmCena. O espectáculo do Teatro do Mar foi cancelado devido a alterações decorrentes da pandemia.

O festival trouxe ainda ao Litoral Alentejano companhias que se estrearam em palcos nacionais - Bodecker & Neander (Alemanha), Collectif 2222 (França) e Giraffe Royal Theatre (Estónia).

A par dos espectáculos decorreram também exposições de acesso livre e workshops temáticos direccionados para profissionais de teatro.

Em preparação está a temporada de 2022 do Litoral EmCena, que deverá ser divulgada em breve.