A M.A.R. 2022 apresentará 23 projetos artísticos que ocuparão as ruas, espaços históricos e naturais da cidade. Teatro, circo, dança, música, performance, instalação, workshops, projetos interativos e espaço para crianças e famílias, etc., com a participação de cerca de 100 artistas, oriundos de Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça e Reino Unido, sensibilizarão para um novo olhar sobre a cidade, através de uma diversidade de propostas artísticas de caráter contemporâneo.

Na prossecução do objetivo de promover artistas nascidos e/ou residentes no concelho, a M.A.R. desafiou, nesta edição, o coletivo DEVANEIO a pensar o seu trabalho para o espaço público. Este conjunto de jovens artistas integram um plano ao qual se pretende dar continuidade em futuras edições. O seu projeto, A TUA RUA, ocupará alguns espaços não convencionais do centro histórico, através de uma intervenção artística mista que inclui a pintura, a fotografia e a colagem, num registo de arte urbana.

O caráter humanista da mostra continua a estar subjacente às suas escolhas artísticas:  

"Num mundo cada vez mais fechado e cinzento, urge a manutenção de nichos de humanidade, onde a arte seja a motivação e o caminho para a sua preservação. Apropriação, reivindicação, requalificação do espaço público, valorização e criação de memória, sentido de comunidade e partilha, ressignificação de espaços, reabilitação do espírito dos lugares através das artes de rua, são propósitos, entre outros, da M.A.R., desde a sua primeira edição, numa afirmação e crença de que a arte pensada para o espaço público cumpre um lugar fundamental na democratização ao seu acesso, pública, sustentável e acessível, um direito e uma afirmação de liberdade", lê-se no programa da iniciativa.

A M.A.R. - Mostra de Artes de Rua 2022 está integrada no projeto Programação Cultural em Rede – Alentejo Litoral, que tem como beneficiário líder a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e como beneficiários os Municípios de Sines, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém. O projeto é cofinanciado no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia.