Os votos dos mais de 13 mil idosos em lares e pessoas em confinamento devido à covid-19 que pediram para votar antecipadamente nas legislativas começam esta terça-feira a ser recolhidos.

No total, são 13 118 eleitores, entre idosos em lares e pessoas em confinamento obrigatório, que vão poder votar sem sair à rua entre esta terça e quarta-feira.

Segundo os dados da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, inscreveram-se 397 cidadãos na modalidade de voto antecipado em confinamento e 12 721 cidadãos internados em estruturas residenciais para idosos.

Tal como aconteceu nas anteriores eleições presidenciais e autárquicas, durante os dois dias reservados ao processo, equipas das câmaras municipais, acompanhadas por representantes dos partidos, vão porta a porta recolher os votos.

Depois de preenchidos, os boletins serão guardados em dois envelopes e devolvidos ao presidente da câmara ou a quem o substitua.

A inscrição para o voto antecipado em confinamento ou em lares foi realizado entre os dias 20 e 23, mas os eleitores que não o fizeram e estejam a cumprir isolamento no dia das eleições, em 30 de Janeiro, podem excecionalmente votar presencialmente nesse dia.