Município de Montemor-o-Novo assina contratos programa de 220 mil euros com Associações Culturais
A 24 de março, o Município de Montemor-o-Novo formalizou, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, a assinatura de contratos de programa que oficializam a prestação de apoios, por parte do Município, a duas associações culturais do concelho: Oficinas do Convento e Alma d´Arame.
Com base nos protocolos assinados, o orçamento disponibilizado para apoio a estas duas associações ascende a perto de 220 mil euros, que incluem os apoios no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes.
O Município tem como um dos seus objetivos estratégicos "a promoção e o desenvolvimento cultural, com base na lógica de intervenção cultural, em parceria com as forças vivas da comunidade, em particular com os agentes culturais e de criação artística. De igual modo, pretende consolidar a sua marca de Cidade e Concelho de apoio à criação artística".
O Município de Montemor-o-Novo reconhece que a atividade cultural desenvolvida pelas associações Oficinas do Convento e Alma d´Arame representa um importante contributo para a dinâmica cultural do concelho sendo, por isso, de interesse público.
Assim, as Oficinas do Convento terão um apoio no valor máximo de 140.000 euros, que incluiu 75.000 euros, no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes, inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes – Artes Visuais (num montante global de 960.000 euros (quadrienal), e 65.000 euros de apoio logístico, através da cedência de espaços municipais, recursos técnicos e humanos e estadias em espaços municipais.
Já a Alma d´Arame terá um apoio no valor máximo de 79.765 euros, que incluiu 60.000 euros, no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes, inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes - Programação (num montante global de 960.000 euros (quadrienal), e 19.765 de apoio logístico, também através da cedência de espaços municipais, recursos técnicos e humanos e estadias em espaços municipais.
Para alcançar os objetivos do seu Programa Cultural e Desportivo, o Município de Montemor-o-Novo irá continuar "a disponibilizar apoios financeiros, técnicos, logísticos e, também, equipamentos e instalações".
O Município "enaltece e valoriza, desta forma, o imenso trabalho do movimento associativo do concelho. Só com o envolvimento e a participação ativa da comunidade, é possível o desenvolvimento de massa crítica na população".