Segundo a autarquia, a votação decorreu durante o passado mês de novembro, "tendo sido registados 3.714 votos no total das 38 propostas apresentadas pela população", 13 referentes ao OP Municipal e 25 propostas para o OP das Freguesias.

Os projetos vencedores serão incluídos no Orçamento Municipal de 2022, até ao montante global de 300 mil euros, valor dividido em 150 mil euros para propostas nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1.500 habitantes e 150 mil euros para propostas nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1.500 habitantes, podendo existir projetos transversais ao território.

Já o OP das Freguesias tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia, sendo as propostas vencedoras divulgadas pelas respetivas juntas de freguesia.

Promovido pela Câmara Municipal, o OP de Odemira visa "reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação e votação de projetos ou propostas de investimentos que visem a melhoria da vivência coletiva no território".

Antes da cerimónia, pelas 18h00, a Câmara de Odemira vai atribuir o prémio do concurso para a conceção do troféu do OP a Nuno Eusébio, que receberá um prémio de 2.000 euros.

Com este concurso, a autarquia "teve por objetivo estimular a criatividade, incentivar a produção artística e promover a participação pública".