“É o orçamento com o maior volume de investimento de sempre. Investimentos que se refletem nas mais diversas áreas em que a Câmara Municipal atua, seja em obras de regeneração urbana, na cultura, na educação, no desporto, no apoio ao movimento associativo ou às corporações de bombeiros,” afirmou o Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

“É um orçamento ambicioso, mas realista, que tem como objetivo continuar a contribuir para a qualidade de vida da população do Concelho, dentro do que são as competências legais da Câmara Municipal.”  O documento “reflete o nosso trabalho contínuo na realização de receita, nomeadamente, através das candidaturas a fundos comunitários, em que atingimos taxas de execução de 100%.”

O orçamento do próximo ano contempla “investimentos em todas as áreas, com destaque para um conjunto de obras”, como as requalificações a decorrer no Bairro dos Serrotes, em Vila Nova de Santo André, num valor na ordem de 1,8 milhões de euros, do Jardim Municipal de Santiago do Cacém e envolvente, na ordem de 1,5 milhões, e da Loja do Cidadão, cujo valor da empreitada é superior a 1,5 milhões de euros. Nas Grandes Opções do Plano estão refletidas as preocupações da Câmara Municipal em garantir a manutenção e o desenvolvimento das redes e infraestruturas de saneamento, abastecimento de água e de resíduos sólidos urbanos, bem como manter o reforço de investimentos na qualificação das acessibilidades locais, designadamente, nas áreas rurais. Onde se destacam investimentos como a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Outeiro do Lobo, a requalificação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Santiago do Cacém, da Avenida da Estação, em Ermidas-Sado, e do Largo dos Caeiros, em Cercal do Alentejo”.

O orçamento reforça os apoios na área do desporto e da cultura, com um aumento de 20%, porque “temos de acompanhar esta dinâmica das associações, clubes e entidades culturais.” O aumento dos apoios estende-se, ainda, às quatro corporações de bombeiros do concelho, na ordem dos 66%.

Para 2024, de acordo com Álvaro Beijinha, serão lançados os concursos públicos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), e para a requalificação da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André. O documento contempla, também, vários investimentos na área da eficiência energética, em equipamentos e na aquisição de viaturas.