O principal objetivo do seminário foi o de explorar possíveis oportunidades de investimento e comércio entre Portugal e Zhejiang (região do Município de Ningbo, com o qual o Município de Sines tem uma geminação já firmada), e facultar informação importante sobre o mercado e os programas existentes para as empresas com interesse na China e, particularmente, em Zhejiang.

A delegação de Zhejiang, a província de origem da maioria da comunidade chinesa residente em Portugal, é uma das primeiras delegações oficiais chinesas a visitar Portugal no pós-pandemia.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, esteve igualmente presente no evento e reforçou a intenção e necessidade de conseguir aproveitar as novas oportunidades que a província de Zhejiang apresenta para as empresas portuguesas, principalmente nos setores tecnológicos.

Entre os convidados de honra, estiveram ainda o Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, e o Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), Bernardo Mendia.

O Seminário Económico e Comercial da China (Zhejiang) contou ainda com a assinatura de um protocolo de cooperação (MoU) entre o Departamento de Comércio de Zhejiang e a AICEP Portugal Global. No mesmo sentido, a CCILC assinou um MoU com a Zhejiang International Convention & Exhibition Industry Association.

O vice-presidente da cidade de Zhoushan, Han Jun, apresentou, no final do evento, as potencialidades do município, nomeadamente na área das pescas e logística marítima (Porto de Ningbo-Zhoushan), algo com relevante interesse para Sines.

Organizada pelo Departamento do Comércio de Zhejiang e da BroadExpo International (empresa estatal de Zhejiang), a sessão contou também com o apoio do Grupo Perfeição (Macau).Demonstrando elevado interesse em conhecer o complexo industrial, logístico e portuário de Sines, a delegação chinesa de Zhejiang teve a oportunidade de visitar a ZILS e o Porto de Sines após o evento.Nuno Mascarenhas reuniu-se posteriormente com Han Jie, diretor do Departamento de Comércio de Zhejiang, com Ni Hongzhong, vice-diretor da Alfândega de Hangzhou, e Han Jun, vice-presidente do Município de Zhoushan.