Odemira recebe Encontro Ibérico de Leitores de Saramago
A vila de Odemira vai receber neste fim de semana, dias 21 a 23 de outubro, a sétima edição do Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, iniciativa promovida no âmbito das celebrações do centenário do Prémio Nobel e que juntará na localidade dezenas de participantes portugueses e espanhóis.
O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é organizado pela Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago, surgindo integrado no programa comemorativo que a Câmara de Odemira preparou para os meses de outubro e de novembro em homenagem ao escritor.
O encontro arranca na noite desta sexta-feira, 21, pelas 21h00, com a sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, a 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. Segue-se o espetáculo de poesia, "A homenagem possível", interpretado pelos Bocados Brutais e por Sónia Barradas e dedicado ao escritor.
No sábado, 22, pelas 10h00, é inaugurada a exposição "Voltar aos passos que foram dados", cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada "A Maior flor do Mundo", pelo Grupo Coral Infantil de Odemira "Cá se canta".
A manhã é depois "dedicada" aos leitores de Saramago, com a participação de Diego Mesa (da Aula Saramago) e a apresentação da tese de doutoramento "Um teatro da Pólis adaptações cénicas de José Saramago", de Sónia Barradas, seguindo-se intervenções de leitores portugueses e espanhóis ao longo do dia.
"Pela Floresta de Saramago" é o tema da performance literária e musical que Sílvia Costa e Nuno Salvado irão apresentar às18h30, sendo que o segundo dia termina com a apresentação do documentário "O pão que a terra lhe dá tradição oral do concelho de Odemira", no cineteatro Camacho Costa, a partir das 21h30.
O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago termina no domingo, 23, dia em que os participantes são convidados para um passeio cultural em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra Viagem a Portugal, de José Saramago, incluindo passeio de barco no Rio Mira e passeio pedonal pela localidade, acompanho pelo historiador António Martins Quaresma.
A par destes iniciativas, vai decorrer nestes dias uma Feira do Livro de Saramago, em colaboração com a Livraria A das Artes, de Sines.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, é membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, tendo sido convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de "homenagear e divulgar a relevância" do autor na história "cultural e literária em Portugal e no Mundo".
Fonte: Jornal Sudoeste