OP de Odemira promove Encontros de Participação em todas as freguesias
A sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes recebe nesta sexta-feira, dia 3 de abril, o primeiro dos 13 Encontros de Participação que a Câmara de Odemira vai dinamizar, ao longo deste mês de maio, no âmbito da 14ª edição do Orçamento Participativo (OP).
O ciclo de sessões, sempre às 21h00 e nas quais se irá proceder à discussão e eventual alteração às propostas apresentadas ou ainda admissão de novas propostas ao OP, começa nesta sexta-feira, 3, na sede da Junta de Vila Nova de Milfontes, seguindo-se o Quintal da Música, em Odemira, no sábado, 4.
Para terça-feira, 7, está prevista uma sessão no Centro Sociocultural de Longueira e, na noite seguinte, na sede da Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros.
A 15 de maio será a vez dos Encontros de Participação do OP passarem pela Junta de Freguesia de Luzianes-Gare, seguindo-se o Salão de Festas de Bicos (17 de maio), a Sociedade Recreativa Colense, em Colos (21 de maio), o Centro de Valorização da Viola Campaniça, em São Martinho das Amoreiras (22 de maio), a Junta de Freguesia de São Teotónio (23 de maio) e a Casa do Povo de Santa Clara-a-Velha (24 de maio).
A Casa do Povo de São Luís recebe a sessão do OP a 27 de maio, sendo que na noite seguinte será a vez da Junta de Freguesia de Relíquias.
O ciclo de sessões termina a 29 de maio, no Centro Paroquial de Sabóia.
A 14ª edição do OP de Odemira arrancou em abril, voltando a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
As propostas, de natureza material ou imaterial e até um montante máximo de 75 mil euros, podem ser apresentadas até 31 de maio e as mais votadas serão executadas pela Câmara Municipal num período de 30 meses.
Tendo em vista a "coesão territorial", o Município de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final.
Além dos Encontros de Participação, as propostas ao OP podem ser apresentadas através da página online do projeto, em www.op.cm-odemira.pt.
O OP de Odemira "é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país" e visa, segundo a Câmara Municipal, "potenciar a participação, envolver e legitimar os cidadãos a criarem respostas específicas às necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de investimentos e projetos, a concretizar pelo município".
Fonte: SUDOESTE