Portalegre recebe conferência sobre Economia Circular
O Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), vai acolher, nos próximos dias 19 e 20 de abril, a V Energy and Climate Summit dedicada à “Economia Circular”. A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, participa na sessão de abertura da conferência que terá lugar no dia 19 de abril, pelas 9h30, no auditório Dr. Francisco Tomatas do IPP. O encerramento, previsto para 20 de abril, pelas 12h00, ficará a cargo do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
A conferência, que conta com importantes personalidades da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e expressa a preocupação comum destes países com a sustentabilidade, decorre no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
“Debater a economia circular é debater a economia do futuro. Não podemos, numa população mundial crescente, continuar a retirar o ambiente da equação e a explorar recursos como se não houvesse futuro. Precisamos de debater como é que construímos uma economia que acabe com a palavra lixo, que respeite e preserve o patrimônio natural e os outros seres vivos. Para que isso se consiga é preciso terminar com a palavra lixo, os resíduos são matérias-primas de novos produtos que têm de entrar novamente nos ciclos de produção”, afirma Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, uma das três entidades fundadoras do Projeto Guardiões.
“Nesta Energy and Climate Summit vamos poder contar novamente com a academia, com as empresas e com os decisores e gestores públicos que juntos têm a solução para que, na Europa, se possa cumprir as metas da circularidade de uma economia que depende 90 por cento do exterior em matérias-primas críticas”, adianta o especialista.
Os painéis da conferência “Transição para a Economia Circular. O que nos falta?”, “Como introduzir a variável Ambiente na Economia do Futuro?” e “Processo, Inovação e Eco-design na nova Economia Circular” contam com a participação de políticos, empresários e especialistas preocupados com a temática da sustentabilidade, e serão moderados pelos jornalistas Alberta Marques Fernandes, Alexandre Brito e Tânia Paiva. Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres oferecem concerto com entrada livre, junto ao lago do IPP, no dia 19 de abril, pelas 21h30.