Porto de Sines inaugurou Port Cyber Arena com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação
O Porto de Sines foi hoje palco de um momento marcante na sua história, com a inauguração da Port Cyber Arena, um edifício inovador dedicado à cibersegurança e ciber-resiliência no setor portuário e logístico. A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, reforçando o compromisso do Governo em promover a segurança digital como elemento estratégico para a competitividade nacional.
A Port Cyber Arena destaca-se como um centro pioneiro, sendo o primeiro em Portugal a adaptar conceitos avançados de cibersegurança ao setor dos transportes e da logística. Trata-se de um espaço que combina formação, treino especializado e simulações práticas visando reforçar a capacidade das empresas e instituições no combate a ameaças cibernéticas, um desafio crescente num setor essencial para assegurar a resiliência da cadeia de abastecimento.
«Em nome do Governo, dou os parabéns ao maior porto nacional pela abrangência das suas obrigações, não só nos resultados atingidos como nesta iniciativa que revela uma visão integrada», adiantou Miguel Pinto Luz. O Ministro das Infraestruturas e Habitação destacou o facto de este projeto «ser absolutamente essencial. Sabemos que o País tem sido alvo de vários ataques, na Administração Pública, nas empresas, na indústria, na logística, e temos noção que o cenário geopolítico está a mudar. Os portos são essenciais para as cadeias de abastecimento e para a Economia, por isso é muito importante que tenha sido a APS a liderar este processo. Mas, importa também salientar, que este investimento não se fecha aqui. Está disponível para que as outras administrações portuárias e todo o setor, possa vir aqui aprender e partilhar boas práticas».
Por seu lado, José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, salientou que «num mundo cada vez mais global e cibernético, urge aos portos, enquanto infraestruturas críticas ao serviço das cadeias de abastecimento, não só melhorar a capacidade de resposta a ataques, mas também reforçar com medidas preditivas, fomentando a ciber-resiliência». O Presidente da APS acrescentou que «com a inauguração da Port Cyber Arena, damos um passo importante e pioneiro no setor marítimo portuário nacional, ao disponibilizar um centro de formação e treino na área da cibersegurança, vocacionado para os portos e logística».
A Port Cyber Arena visa oferecer formação especializada, com programas adaptados às necessidades de profissionais do setor, simulações reais com treino prático para identificar e mitigar vulnerabilidades, bem como uma plataforma colaborativa, espaço para troca de conhecimentos e boas práticas entre stakeholders da comunidade portuária e logística.
A iniciativa insere-se no processo de digitalização do Porto de Sines, está enquadrada na Agenda NEXUS e cumpre com as orientações do seu Plano Estratégico, reforçando a posição de Sines enquanto hub de inovação, eficiência e segurança da cadeia de abastecimento.