O Terminal de Contentores do Porto de Sines encerrou o ano de 2021 com a melhor marca de sempre, ultrapassando 1.8 milhões de TEU, o que corresponde a um crescimento homólogo de 13%, permitindo subir três posições no ranking internacional.

De salientar ainda, a referência a Sines como um dos portos Europeus a alcançar um crescimento de dois dígitos. Entre os portos europeus que mais cresceram, Sines ocupa o 6º lugar.

As obras de expansão que visam a duplicação da capacidade de movimentação do terminal de Contentores (Terminal XXI) para 4.1 milhões de TEU decorrem a bom ritmo, com a primeira etapa, que inclui 204 metros adicionais de comprimento de cais, a ter sido concluída em junho.

Uma vez que o terminal tem agora capacidade de movimentação de três Megacarriers em simultâneo, espera-se que haja um aumento da movimentação anual.

Concluídas as obras, que resultam de um investimento privado de 660,9 milhões de Euros por parte da PSA Sines, concessionária do TXXI, será possível a operação simultânea de quatro Megacarriers.

Enquanto se prevê que as operações ferroviárias aumentem, a PSA e a APS têm vindo a promover a construção e melhoria dos acessos ferroviários ao terminal. O Governo está em simultâneo a trabalhar no sentido de reforçar a ligação ferroviária entre Sines e a fronteira Espanhola, o que permitirá ao Porto de Sines posicionar-se com um serviço ainda mais eficiente junto dos importadores e exportadores Ibéricos.

Um dos principais objetivos do Plano Estratégico do porto para os próximos dez anos é o de conquistar 8% do mercado ibérico, duplicando assim a sua quota de tráfego de e para o hinterland.

O ranking do “World Top Container Ports 2022” é liderado pelo porto de Xangai, na China, que em 2021 registou um total de 47 milhões de TEU movimentados. Logo a seguir encontra-se o porto de Singapura, com um total de 37,5 milhões de TEU e a fechar o pódio está o porto de Ningbo-Zhoushan, com 31 milhões de TEU.

A China domina o TOP 10 desta lista, com sete portos entre aqueles que mais contentores movimentam a nível mundial. As únicas exceções são Singapura (2º), Busan (7º) e Roterdão (10º). De realçar, que este TOP 10 do “World Top Container Ports 2022” não sofreu qualquer alteração, comparativamente com o ano anterior.

Na Europa, o porto de Roterdão, nos Países Baixos, continua a ser o porto que mais TEU movimenta, com um total de 15,3 milhões de TEU, seguido por Antuérpia (14º) e Hamburgo (21º). Segue-se Valência (31º), Pireu (33º), Bremerhaven (36º), Algeciras (41º), Duisburgo (46º), Barcelona (54º) e Gioia Tauro (65º).

De referir que, ao nível dos portos ibéricos, Algeciras registou uma queda de nove posições neste ranking, com uma quebra de mais de 300 mil TEU, comparativamente com 2020.

O porto de Valência, apesar de ter tido uma subida de 3%, também caiu uma posição. Já o porto de Barcelona subiu nove posições, tendo movimentado um total de 3,5 milhões de TEU, mais 18% que no ano anterior.

Há ainda a destacar os resultados obtidos por Tanger-Med (26º), que movimentou 7,1 milhões de TEU em 2021, e que teve um crescimento de mais de 1 milhão de TEU, comparativamente com 2020.