Com as eleições autárquicas de 1976, nascia o poder local democrático, que viria dar um novo impulso ao desenvolvimento do país a partir da escala das freguesias e dos municípios.

Pela primeira vez em sufrágio universal, os cidadãos escolhiam entre os seus pares quem consideravam em melhores condições para liderar a gestão dos assuntos da sua comunidade.

Surgia uma forma mais próxima de viver a política, com maior identificação e responsabilização na relação entre eleitos e eleitores.

Nesta data, recordamos os primeiros eleitos das autarquias de Sines, os concidadãos que os 4496 sinienses votantes escolheram para serem os seus primeiros representantes nos órgãos do município e da freguesia.

Para a Assembleia Municipal de Sines foram eleitos: António Roberto, António Pimenta, António Jorge, Carlos Espadinha, Durval Ferreira, Edite Ramos, João Fragoso e José Telo Faria.

Para a Câmara Municipal de Sines foram eleitos: Francisco Pacheco, Armando Francisco, Artur Pina, José Ferreira Costa e José Maria Pidwell.

Para a Assembleia de Freguesia de Sines foram eleitos: António Beja, António Estevão, António Vilhena, Arnaldo Vilhena, Augusto Silva, Avelino Guerreiro, Bento Pereira, César Beja, Eugénia Amador, Maria Gonçalves, Maria Santos, Natividade Cova, Octávio Campos, Sérgio Pinela e Valentim Estevão.

Para a Junta de Freguesia de Sines, única no concelho, foram eleitos, António Correia, Artur Morais, Cristino Francisco, Francisco Silva e José Silva.