O IV Ori-Trail Rogaine da Costa Alentejana é uma iniciativa do Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano (COALA), organizada em parceria com o Município de Santiago do Cacém, integrando a Taça de Portugal de Ori-Trail / Rogaine da Federação Portuguesa de Orientação (FPO).

Esta é a nova disciplina da Orientação para propiciar a participação em equipa. Trata-se de efetuar o maior número de pontos de controlo (com diferente valorização) num determinado período de tempo, de acordo com a estratégia definida por cada equipa de 2 a 5 elementos.

Este evento conta com duas provas, uma de 4 horas para os especialistas da vertente pedestre e, 3 horas para os especialistas de BTT, além de outros desafios com menores exigências técnica e física e tempo de realização inferior, para algumas categorias, nomeadamente as abertas (vulgo Open).

O desafio e a aventura para as equipas participantes desenrolar-se-ão no montado que felizmente persiste num extraordinário cenário natural, verdadeiro paraíso para os desportos de natureza, incluindo a nossa Orientação.

O evento destina-se à participação dos atletas federados na FPO, mas haverá também categorias abertas para participação dos não federados, em ambas as vertentes, pedestre e de BTT.

Esta é uma atividade em que todos podem participar desde que pelo menos um de cada equipa saiba os segredos da navegação no terreno e possa dirigir a equipa nesta aventura.

Complementarmente, o evento tem uma segunda prova, na manhã de domingo, integrante do Ranking Regional Pedestre do Sul, sob a forma de uma distância média em ambiente urbano a disputar em Vila Nova de Santo André e cuja informação é divulgada no parágrafo “ranking Regional Pedestre do Sul”.